quinta-feira, 6 de junho de 2013

Institucionalizando o MCEByte - Atividade Individual

YAGO WERNER - 100127771



De acordo com Rousseau e Couture, as funções arquivísticas são: PRODUÇÃO, AVALIAÇÃO, AQUISIÇÃO, CONSERVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, DESCRIÇÃO E DIFUSÃO.

Definição:
PRODUÇÃO: é a criação do documento arquivístico dentro da instituição. É necessário evitar a criação desnecessária de documentos para que não haja documentos com informações irrelevantes ocupando espaço no arquivo.
                Não é porque um documento será digital que as pessoas e instituições podem criar quaisquer documentos e irem guardando em suas máquinas e servidores de forma sem se pensar num fim para esse documento. Como os documentos físicos, os documentos digitais devem ser produzidos com um objetivo a ser cumprido, para não se guardar um documento irrelevante.
AVALIAÇÃO: é o processo de se analisar o valor do documento para o interesse da instituição, definindo os prazos de guarda e a destinação do documento ao fim do prazo.
                É preciso valorar o documento mesmo em suportes digitais, pois ele também ocupam espaço, mesmo que não seja tangível, ele pode ocupar espaço em um servidor, por exemplo. E como com os documentos físicos, isso pode gerar economia financeira para as instituições.
AQUISIÇÃO:
CONSERVAÇÃO: procedimentos que asseguram a proteção física dos documentos contra agentes de destruição
                Com os documentos digitais, as pessoas devem estar sempre atentas aos suportes, pois os mesmos com o passar do tempo podem se tornar obsoletos e as novas tecnologias podem atropelar os meios que existem de abrir um documento digital.
 CLASSIFICAÇÃO: processo separar os documentos de acordo com sua função. Cada série documental tem uma função diferente, então utiliza-se o plano de classificação para separar os de diferentes funções e agrupar os de mesma função.
                É preciso classificar os documentos digitais afim de não se tornar uma bagunça em meio computacional, impossibilitando uma localização futura.
DESCRIÇÃO: processo que viabiliza a busca e localização dos documentos.
Com uma boa indexação, por exemplo, é infinatamente mais fácil de se localizar um documento, tanto fisicamente quanto digital. Essa ação é indispensável para uma rápida localização e acesso dos docuementos.
DIFUSÃO: procedimento disseminação dos documentos. Seria o acesso dos usuários aos documentos procurados. É o fim principal do arquivo, porém ele só funciona de maneira eficiente se as outras funções forem efetuadas com sucesso.
                A difusão de documentos digitais é muito mais rápida e fácil do que a de documentos físicos. Com a globalização de hoje, é possível divulgar um documento em poucos minutos pela internet. Isso pode ter consequências boas ou ruins.

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