terça-feira, 7 de maio de 2013

Autenticidade

Yago Werner - 100127771

Olá pessoal!

Então... pesquisando alguns documentos para verificar a autenticidade, eu escolhi a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Eu nunca tinha parado pra pensar na quantidade de elementos existentes nesse documento. Claro que a falta de algum deles acusa a falsificação do mesmo.
Além dos itens comuns em documentos de identificação, tais como: nome, filiação, CPF, RG, data de nascimento, data de emissão, assinatura; ela possui diversos elementos que podem ser verificados afim de ter certeza se o documento é ou não autêntico.
Tais elementos são: fibras coloridas incorporadas ao papel, brasão da república em talho-doce (tinta específica, o Talho Doce tem um sistema de impressão próprio, diferenciado), número identificador da CNH criptografado, holograma, microtexto positivo e negativo em talho-doce, fundo offset numismático duplex com bandeira estilizada e vários outros.

Uau! Não imaginava que as CNH's autênticas possuiam todos esses elementos e muito mais!

O meu "muito mais" pode ser retratado na imagem a seguir:

Fonte: http://www.fraudes.org/showpage1.asp?pg=258

Além de todos esses elementos, ainda existe um mecanismo que pode se verificar a autenticidade da CNH, que é através do site: https://denatran.serpro.gov.br/index2.htm .

Fiz o teste e minha CNH é autêntica. Hahahahahahaha. O site funciona de verdade e muito bem, (quem quiser fazer o teste, usem o Internet Explorer).

Então pessoal, a Carteira Nacional de Habilitação é um documento de dificil falsificação perante a todos as características que podem ser identificadas, ainda mais com o recurso de verificação de validade no site do DENATRAN e mesmo assim ainda tem muitos estelionatários que se arriscam por aí inventendo moda.


Abraços! Até mais :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário